top of page

O Que é Ergonomia 5.0?

Princípios e conceitos básicos de um novo contexto na ergonomia


por Eduardo Ferro, 04/01/2024



Vivemos em uma era digital, onde a tecnologia está em constante evolução e as formas de trabalho estão passando por transformações significativas. Nesse cenário dinâmico, conceitos como Indústria 5.0 (na Europa) e Sociedade 5.0 (na Ásia), surgem para nos mostrar que, o ser humano precisa ser o centro de todo e qualquer processo.


Em analogia a essa nova era, o termo Ergonomia 5.0 surge como uma abordagem fundamental para garantir que a interação entre seres humanos e tecnologia seja eficiente e eficaz, saudável e seguro, e acima de tudo, sustentável.


A ergonomia, em sua essência, trata-se de adaptar o ambiente de trabalho às necessidades, habilidades e limitações humanas, com o objetivo de melhorar o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores. Tradicionalmente, tem sido vista como a otimização de condições físicas, por vezes organizacionais, e em alguns casos cognitivas e psicossociais, além de uma ânsia em atender normas desatualizadas, e mesmo que recentes, ultrapassadas pela morosidade dos processos regulatórios.


Mas com a ascensão da era digital, a natureza do trabalho mudou drasticamente. Tarefas que antes eram executadas manualmente agora são realizadas por meio de computadores, dispositivos móveis e sistemas automatizados. A Ergonomia 5.0 surge como uma resposta a essa transformação, reconhecendo que a interação humano-máquina evoluiu consideravelmente.


Ela serve não só como base de melhoria para a ergonomia, mas também como abordagem para uso do ergonomista, que muitas vezes também se limita à observação e uso de técnicas de análise arcaicas, baseadas em ferramentas publicadas décadas atrás.


A Ergonomia 5.0 é baseada nos seguintes Princípios-Chave:


  • Inteligência Digital: À inteligência digital desempenha um papel crucial na Ergonomia 5.0, pois permite a integração de tecnologias emergentes e disruptivas a sua própria abordagem, garantindo que os seres humanos possam utilizá-las de maneira ética, eficiente, segura e prazerosa.

  • Resiliência: Reconhece que o ambiente de trabalho está em constante evolução, e, portanto, as abordagens ergonômicas precisam ser flexíveis e adaptáveis para atender às mudanças tecnológicas.

  • Sustentabilidade: A Ergonomia 5.0 reconhece a importância de considerar a sustentabilidade nas interações humano-sistemas. Isso envolve avaliar o impacto econômico, ambiental e social de produtos e processos.


A Ergonomia 5.0 é uma evolução necessária para garantir que os seres humanos e a tecnologia possam coexistir harmoniosamente na era digital. Ela se concentra em melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que abraça as oportunidades e desafios apresentados pelas inovações tecnológicas.


 

Como citar este Artigo: SANTOS, E. F. (2024) O que é Ergonomia 5.0? Blog do Professor Ferro [online].

 

Imersão em Ergonomia 5.0

Não perca a oportunidade de participar do evento exclusivo sobre Ergonomia 5.0, nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2024, em São Paulo/SP:






Komentarze


bottom of page