Sobre Mim
Meu nome é Eduardo Ferro dos Santos, sou Professor da USP, no campus de Lorena/SP. Sou muito bem casado com Karine, que está terminando o seu doutorado. Fomos abençoados com dois filhos fantásticos, Gabriel (@gd_mister) e Isabela (@isabelaoliversan), dois fenômenos da internet. Tem também o Zyon e a Mel, nossos pets SRD.
Eu nasci em São Paulo, mas passei minha infância e adolescência na pequena cidade de Promissão, no interior.
Comecei a trabalhar com 13 anos. Fui office-boy (daqueles que andava de bicicleta pela cidade toda para cobrar devedores, ir ao correio, cartório, etc), balconista (de loja de tecido e moda), garçom de barzinho noturno (entrei em uma sociedade com a mão de obra, pois não tinha dinheiro pra investir), organizador de festas (as mais badaladas de Promissão e Lins), organizador de excursão (levava a galera pra oktoberfest dos 15 aos 18 anos, naquela época os pais deixavam kkk), design e vendedor de camisetas feitas em silkscreen (até as da faculdade eu fazia e lucrava muito). Também fui lobinho e escoteiro.
Talvez pelo meu visual de cabelo comprido, brinco, bermudão grunge e camiseta de banda de rock (adorava Ramones, Sepultura, etc), muitos me achavam vida louca, e diziam que eu não ia ser nada na vida (nada do que eles queriam né!!). Estudei em escola pública no ensino fundamental e médio. No ensino médio estudei à noite para poder trabalhar durante o dia.
Meus pais não tinham condições de bancar uma faculdade na época. Mas eu fui em frente e consegui uma bolsa de estudos e conclui minha primeira graduação, em Fisioterapia (influência da minha irmã, que é Fisioterapeuta). Na faculdade, em Lins/SP, além da bolsa que me dava isenção na mensalidade (bolsa de monitoria), eu precisava pagar as despesas de república, e consegui isso organizando festas e vendendo camisetas. Como as festas eram boas, eu passei praticamente todo o curso como membro do CA, de Diretor Social e Presidente.
Ao me formar, fui a São Paulo buscar oportunidades, rodei, rodei, mas não consegui. Foi quando uma oportunidade surgiu para um trabalho em Minas Gerais. Eu não tinha dinheiro pra ir, e uma amiga me emprestou. Comecei então a trabalhar em Três Marias, terra onde conheci minha esposa. Fiquei lá um ano, ao conseguir uma oportunidade em Jacareí, voltei para o estado de SP e abri a minha empresa (Ergo Brasil). Daí pra frente as coisas prosperaram.
O ritmo era intenso, eu trabalhava dia e noite, ganhando muita grana. Nunca parei de estudar, cursei algumas especializações, mestrado, doutorado, e me graduei novamente, desta vez em Engenharia Mecatrônica. Esse era o curso que eu sonhava em fazer desde criança. Sempre gostei de tecnologias, e escolhi este curso não para mudar de profissão, mas sim poder usar a tecnologia que eu aprenderia na engenharia como apoio as pessoas (foco da Fisioterapia). Minha formação se complementou, e isso me deu uma habilidade imensa no que eu faço hoje.
Como eu citei, minha rotina era frenética, um workaholic. No entanto, quando meus filhos nasceram e eu percebi que não conseguia mais ficar longe da minha família, me reorganizei. Comecei a buscar oportunidades de estar mais próximo, e mesmo tendo uma empresa de sucesso, comecei a dar aulas em faculdades. Pretei concursos e fui aprovado em diversos, até que ao ser aprovado na USP decidi ficar.
Atualmente, além da USP, dirigo uma fundação de apoio e acompanho meus filhos no empreendedorismo digital. Sou apaixonado por tudo o que faço, pela vida que DEUS me deu, e por aqueles em que posso confiar.
E-mail: eduardo.ferro@usp.br
Meus Livros
Livros e capítulos de livros que escrevi.
Você pode comprá-los clicando na imagem do livro ou no link da descrição.